Ferramentas elétricas facilitam muito a rotina dos profissionais e agilizam o trabalho em obras, reformas e construções. Por isso, em relação à maioria das ferramentas manuais, elas são consideradas mais práticas e eficazes. Porém, isso também as torna um pouco mais complexas na hora do manuseio, exigindo alguns cuidados adicionais. Inclusive, segundo dados do Ministério da Saúde, 15,19% dos acidentes de trabalho estão relacionados a máquinas ou equipamentos. Ou seja, uma parcela significativa – que ocorre em função da falta de segurança ao manusear ferramentas.
Cuidados para garantir a segurança ao usar suas ferramentas
Para evitar acidentes, é indispensável a utilização dos equipamentos de proteção individuais, os EPIs. Além disso, outros cuidados e medidas de segurança podem ser adotados para reforçar a proteção durante o uso de ferramentas. Por isso, confira a seguir algumas dicas do Atacado taQi:
Transporte e manuseio adequados
O primeiro cuidado que você deve tomar é checar se a ferramenta está desligada da tomada. Depois, evite colocar a ferramenta nos bolsos ou segurá-la pelos fios. Quando precisar deslocar a aparelhagem, invista num cinto apropriado para isso ou maleta. A mesma atenção vale para o manuseio, requerendo-se toda precaução possível. Aliás, não utilize nenhum tipo de ferramenta se você estiver sob efeito de álcool ou medicamentos. Além disso, não arremesse os equipamentos – e sempre os desligue corretamente.
EPIs são indispensáveis
Apesar de muitas vezes serem ignorados, principalmente em pequenos reparos, os equipamentos de proteção individual (EPIs) devem ser utilizados sempre. Assim, não renuncie nem permita que sua equipe deixe de usar a luvas de proteção, óculos e máscaras, por exemplo. Nem mesmo quando for utilizar apenas uma chave de fenda ou fazer algo que pareça oferecer menos risco. Prevenção é o nome do jogo quando se fala em segurança do trabalho.
Outro cuidado que deve ser tomado é a utilização da vestimenta correta para o momento de manusear as ferramentas. Evite roupas largas demais, com tecido sobrando, ou acessórios como pulseiras e colares que possam se prender às máquinas e causar ferimentos. Nas construções, a iluminação de emergência também é indispensável. Afinal, ela serve para orientar o público e agilizar a evacuação do prédio em caso de sinistro.
Conserve bem as ferramentas
Para garantir um manuseio com segurança, as ferramentas precisam estar com sua manutenção em dia. Mesmo que sejam novas, é importante checar se foram montadas corretamente, por exemplo. Além disso, não use utensílios quebrados, com partes faltando ou com fiação aparente.
Escolha a ferramenta certa
Nada de improvisar! Cada ferramenta foi projetada e desenvolvida especificamente para um tipo de trabalho. Logo, você deve escolher sempre a ferramenta adequada para o que pretende fazer. Além disso, compre apenas ferramentas regulamentadas e certificadas, produzidas por empresas confiáveis.
Sua empresa vai construir e você quer mais informações? Então confira estas 3 ferramentas indispensáveis ao trabalho. Aliás, a serra circular pode ser uma grande aliada para ganhar tempo. Já para facilitar a comunicação durante a construção, vale investir no clássico rádio comunicador. Inclusive, na taQi Empresas, você encontra tudo o que precisa para reforma e construção. Então não perca tempo! Acesse já o nosso site e solicite um orçamento!
Foto: iStock/Evgeniy Shkolenko