Top 10 das melhores ferramentas para a indústria

A man working with electric grinder tool  on steel structure in factory, sparks flying

 

Toda empresa que presta serviços em construção civil, marcenaria ou setores afins precisa estar adequadamente equipada. Da mesma forma, companhias de outros segmentos desejam instrumentalizar seu time interno de manutenção para manter tudo sempre em funcionamento. Contudo, como saber quais são as melhores ferramentas para a indústria? Não se preocupe! Selecionamos e listamos aqui as ferramentas industriais que você precisa ter para fazer frente aos desafios diários em sua empresa. Confira!

Conheça as 10 melhores ferramentas para a indústria

Seja elétrica, manual ou pneumática, a ferramenta correta permite que seu time ganhe tempo e segurança para realizar as atividades. Por isso, veja a seguir uma lista com opções de primeira necessidade em diferentes áreas de atuação:

Ferramentas Manuais

Mais simples, são aquelas que geralmente aparecem na caixa de ferramentas de todo mundo. Mas, em sua empresa, elas ganham o status de fundamentais. Sem elas, o setor de manutenção acaba desperdiçando tempo valioso.

1.      Conjunto de alicates

Dos kits mais simples até os mais completos, um bom conjunto de alicates faz toda diferença em qualquer conserto que precisa ser feito na empresa em que você trabalha. Além de facilitar caso seja necessário puxar algo, os alicates dão segurança ao funcionário que está realizando o reparo, principalmente se ele for na rede elétrica.

2.      Serra manual

Uma serra simples pode ajudar quando for necessário cortar canos em uma manutenção hidráulica ou cortar um pedaço de gesso na hora de instalar um ar-condicionado. Dos pequenos aos grandes reparos, a serra é sempre muito necessária.

3.      Broca de mão

Precisa fazer um furo em objeto macio? Em cano de PVC, acrílico, bambu ou até mesmo em placas de circuito? Então é necessário que a empresa que você trabalha disponha de uma broca de mão – uma ferramenta indispensável e que não precisa de eletricidade nem bateria para funcionar. Seu funcionamento se dá apenas girando a alça com a mão.

4.      Torno

Da construção civil às oficinas, o torno se tornou um item indispensável. No seu eixo, que é bem robusto, qualquer peça pode ser montada.

Ferramentas elétricas

Como o nome sugere, essas ferramentas precisam de eletricidade para funcionar. Isso faz com que a tarefa seja executada de forma mais prática, rápida e, muitas vezes, também mais precisa.

5.      Serras circulares

Rendimento em dobro. Afinal, a serra circular, no geral, corta duas vezes o que a serra manual cortaria.

6.      Martelos de demolição

Quando um funcionário precisa demolir uma parede, todo cuidado se faz necessário. E, com os martelos de demolição, esse trabalho se torna mais rápido, já que a ferramenta conta com brocas que golpeiam repetidamente a superfície.

7.      Chaves de fenda elétricas

Essa é uma inovação que ajuda muito nos pequenos reparos do dia a dia e muita gente não ouviu falar! As chaves de fenda elétricas realizam o mesmo trabalho que a manual, mas de forma mais eficiente e rápida.

8.      Motosserra

Os lenhadores já passaram muito trabalho. Mas agora podem fazer seu trabalho de forma mais prática e sem tanto esforço. Motosserras são muito úteis para derrubar e podar árvores – e, em alguns casos, até para criar peças em madeira.

Ferramentas pneumáticas

Para funcionar, as máquinas pneumáticas utilizam ar ou gases pressurizados. Nessa categoria, as melhores ferramentas para a indústria são as pistolas e os cilindros pneumáticos.

9.      Pistolas pneumáticas

Para pregar e usar parafusos de forma rápida e eficaz, as pistolas pneumáticas são as melhores escolhas. Devido ao funcionamento a partir de um canhão de ar baseado nos princípios da pneumática.

10.  Cilindros pneumáticos

Para adquirir esses cilindros pneumáticos, você precisa entender qual é a necessidade da sua empresa, já que existem muitos modelos no mercado. Cilindro de simples ação, de dupla ação, de ar rotativa, de ar sem haste e telescópio. Cada um é destinado à uma funcionalidade diferente.

Para que seus funcionários trabalhem com mais segurança, confira também os 5 EPIs essenciais na construção civil.

 

Foto: iStock/guruXOOX

Compartilhe este post

[views]