Licitações: lei garante agilidade para órgãos públicos

Young business people using tablet discussing the future structure of the company at meeting.

Além de atender empresas de diversos setores (B2B), a taQi Empresas é a melhor parceira das Administrações Públicas (B2G). Isso porque, mesmo com todas as particularidades das licitações, conseguimos oferecer agilidade e economia na aquisição dos mais diversos produtos. Como? Por meio das chamadas Atas de Registro de Preço – uma opção prevista em lei para desburocratizar compras governamentais. Dessa forma, órgãos públicos de todas as esferas obtêm acesso rápido e econômico aos bens de que necessitam. Quer saber mais? Então continue a leitura!

Quem precisa fazer licitações?

Uma empresa privada pode simplesmente assinar um contrato para adquirir qualquer produto ou serviço. Já a Administração Pública geralmente precisa conduzir licitações para contratar obras, serviços, realizar compras ou alienações. Em termos gerais, a licitação é a forma em que a administração pública pode comprar ou vender algo.

Como funcionam as licitações e quais são seus objetivos?

Os principais objetivos de uma licitação são:

  • Escolher a proposta mais vantajosa para a Administração Pública;
  • Garantir que todos aqueles que querem ser contratados pela Administração Pública tenham o mesmo direito;
  • Promover o desenvolvimento nacional sustentável.

Quando o poder público precisa realizar uma licitação, são publicados informes em jornais ou sites para mostrar o que se pretende adquirir. Porém, existe uma forma legal e muito segura de agilizar esse processo: as Atas de Registro de Preço.

O que são Atas de Registro de Preço?

Todo processo de licitação precisa ser muito correto e transparente. Por isso, pode demorar bastante tempo e implicar custos elevados. Então, para tornar esse trâmite mais prático e rápido, a legislação brasileira permite que a administração pública aproveite a proposta vencedora de uma concorrência já realizada por outro órgão governamental. Ou seja: em vez de começar um novo processo do zero, é possível “pegar carona” num processo já conduzido. Para tanto, exige-se que o ente licitador tenha abrangência (municipal, estadual ou federal) igual ou superior ao do “carona”. Então, estando apta a aderir a uma Ata de Registro de Preço, a instituição consegue reduzir prazos, despesas e burocracia.

Atas facilitadas no taQi Empresas

A taQi Empresas é um fornecedor apto a realizar vendas por meio de suas atas. Aliás, no site é possível encontrá-las em categorias de eletro e telefonia. Assim, os órgãos públicos podem comprar tablets, fogões, congeladores, freezers, lavadoras, refrigeradores e outros produtos com agilidade e qualidade, de forma rápida, econômica e desburocratizada.

Então, que tal aproveitar todas as vantagens que a taQi Empresas oferece também neste formato de aquisição? Caso tenha alguma dúvida, basta entrar em contato com a nossa equipe de vendas!

 

Foto: iStock/Thx4Stock

Compartilhe este post

[views]