Obras que duram: entenda os diferentes tipos de argamassa

Tiler laying the ceramic tile on the floor. Professional worker makes renovation. Construction. Hands of the tiler. Home renovation and building new house. Professional studio photo.

A mistura é mais ou menos a mesma: areia, cimento e aditivos químicos. Porém, dependendo da quantidade de componentes, é possível obter tipos de argamassa bem variados. Como esse material está presente em diversas etapas da obra, você precisa conhecer as diferenças para fazer a escolha certa.

Conhecendo os tipos de argamassa

A aplicação de argamassa inadequada geralmente resulta em prejuízo. Isso porque pode ocorrer trincas no revestimento, ou mesmo baixa adesão dos tijolos.

Essa fragilidade demanda retrabalho para consertar o que não ficou bom. Por isso, se você quer resultados satisfatórios e economia na sua obra, lembre-se de adquirir o produto correto. Acompanhe alguns exemplos:

Argamassa colante

Esse tipo de argamassa é dividido em categorias conforme o nível de aderência. Veja:

  1. AC-I – recomendada para revestimentos e pisos cerâmicos em ambientes internos.
  2. AC-II – com mais aditivos, essa variedade se torna resistente a temperaturas elevadas, umidade e vento. Pode ser usada em lajes, pisos industriais e piscinas de água fria, entre outros.
  3. AC-III – a mais poderosa das argamassas colantes, assenta pisos em locais com tráfego intenso, além de ser usada em saunas e estufas.
  4. AC-III E – a letra E indica tempo aberto estendido, ou seja, o produto resiste por mais tempo às intempéries antes de perder suas propriedades.

Argamassa de assentamento

É usada para unir tijolos e blocos cerâmicos. Suas principais características são a aderência, a resistência estrutural e a impermeabilidade. Pode ser utilizada na vedação ou na complementação da alvenaria, em trabalhos como o encunhamento das paredes.

Argamassa de revestimento

Esse tipo de argamassa serve para proteger, corrigir defeitos e nivelar superfícies. Geralmente, são feitas três camadas: chapisco, emboço e reboco. Assim não sobram buracos no local a ser revestido.

Em alguns casos, é possível usar o produto para texturizar paredes com a técnica do grafiato. No entanto, é importante escolher uma opção adequada para o ambiente (interno ou externo).

Argamassa de rejuntamento

Sua função é preencher as brechas entre as peças cerâmicas, tanto em áreas internas quanto na parte externa da edificação. Ela pode ser encontrada em diversas pigmentações, o que confere um acabamento perfeito à obra.

Outras dicas para escolher a argamassa

Cabe ressaltar que as opções citadas anteriormente são categorias genéricas. Hoje em dia, existem inúmeros tipos de argamassa mais específicos para cada situação.

Por exemplo, você pode adquirir uma massa especialmente desenvolvida para assentar piso cerâmico sobre outro piso já existente. Ou, quem sabe, levar para casa um produto para rejuntamento de blocos de vidro.

Tem ainda as argamassas decorativas, as de grauteamento, as impermeabilizantes (para locais úmidos)… E a lista segue.

Na dúvida, o mais correto é conferir as especificações do fabricante. Na embalagem, constam o modo de usar e as aplicações possíveis de cada variedade. Aí é só escolher o produto certo para sua obra.

Quer conhecer ótimas opções de argamassa? Então confira o catálogo da Quartzolit no site da taQi Empresas. Oferecemos entrega rápida e condições especiais de pagamento para pessoa jurídica. Aproveite essa oportunidade!

 

Foto: iStock/khorzhevska

Compartilhe este post

[views]