Versátil, útil em praticamente todas as etapas da obra e, consequentemente, muito necessária. Assim é a furadeira – uma ferramenta disponível em modelos variados e utilizada tanto em construções e reformas quanto em manutenções e tarefas de decoração.
Devido às muitas versões e possibilidades de utilização, é comum que pairem dúvidas sobre a escolha da furadeira ideal. Por isso, listamos alguns itens que você deve levar em consideração na hora de escolher essa ferramenta para sua empresa.
Como escolher a furadeira ideal?
Uso e aplicação da furadeira
O primeiro passo para escolher a furadeira ideal é avaliar que funcionalidade ela terá. Além disso, furadeiras caseiras e multiuso não são indicadas para uso profissional ou industrial. Logo, quando você for comprar uma furadeira para a sua empresa, deve procurar um modelo específico e mais robusto. Afinal, caso você precise de uma furadeira para construção civil ou para uso de profissionais como pedreiros, encanadores, marceneiros e eletricistas, essa ferramenta precisa aguentar mais tempo de uso durante o dia. Ou seja, a durabilidade precisa ser vista como fator de alta relevância na hora da escolha. Por isso, furadeiras específicas para cada uso são as melhores escolhas para as empresas.
Potência
Como dito anteriormente, as furadeiras são utilizadas por mais tempo em aplicações profissionais. Por isso, ao adquirir uma furadeira para esse tipo de trabalho, opte por modelos com mais potência. Por exemplo, se sua empresa trabalha com marcenaria, elétrica ou construção civil, vale investir numa furadeira com potência de 680 W. Contudo, as melhores furadeiras do mercado chegam a 1.100 W.
Tipo de mandril
Na hora de selecionar uma furadeira, leve em consideração também o tipo de mandril. O mandril é a parte da furadeira onde as brocas são encaixadas – e faz toda diferença no trabalho, garantindo que elas fiquem seguras e firmes. Há dois tipos básicos de mandril: aquele tradicional, apertado com uma chave específica que acompanha a ferramenta; e o mandril de aperto rápido, que dispensa o acessório. Este último tipo é mais comum em modelos mais leves, sobretudo furadeiras parafusadeiras.
Local de trabalho
A furadeira será utilizada perto ou longe de tomadas? Essa pergunta faz toda diferença, porque existem modelos com e sem fio. O investimento nas furadeiras sem fio é um pouco superior, mas vale a pena pela mobilidade e liberdade de quem vai manuseá-la. Contudo, essa característica também é mais presente em versões menos robustas da ferramenta.
Modelos de furadeira
Por falar em modelos de furadeira, confira abaixo as principais características de cada um:
- Furadeira tradicional. A mais comum, podendo ser elétrica (exigindo uma tomada por perto) ou a bateria. As perfurações dependem da potência com que o equipamento escolhido é capaz de fazer a broca girar.
- Furadeira de impacto. Diferentemente das furadeiras comuns, a versão de impacto possui um sistema que golpeia a superfície a ser perfurada. Assim, é capaz de quebrar materiais resistentes, sendo geralmente uma opção mais potente e robusta.
Agora que você já leu mais sobre furadeiras, faça a melhor compra com a taQi Empresas! Confira também a serra ideal para as necessidades do seu negócio e os EPIs indispensáveis para a segurança dos trabalhadores.
Foto: iStock/didesign021