As compras B2B pela internet devem crescer a uma taxa de 19,7% ao ano até 2030. A projeção está num relatório da Grand View Research, consultoria especializada em pesquisa de mercado. Segundo a empresa, o e-commerce business-to-business fechou 2021 valendo quase US$ 6,9 bilhões.
Esse é o resultado do processo de transformação digital que atinge indústria, distribuidores e varejistas. Parte dessa mudança tem a ver com a pandemia de covid-19, que forçou os negócios a migrarem para o ambiente online quando o comércio estava fechado. Porém, a adoção de soluções digitais permanece forte porque também é uma estratégia de sustentabilidade financeira para as organizações.
Por que realizar compras B2B online
Se sua empresa ainda não aderiu ao e-commerce, está na hora de atualizar os processos. Abaixo, listamos alguns dos motivos para isso. Acompanhe:
1. Orçamento organizado
A primeira vantagem das compras pela internet é a praticidade. Com um catálogo online, você consegue realizar cotações de maneira muito mais ágil. Dá para encontrar ofertas, comparar preços e escolher os fornecedores que tragam a melhor relação custo/benefício para o seu negócio.
2. Pedidos a qualquer hora
Outro benefício do e-commerce é que a empresa pode realizar as compras corporativas mesmo fora do horário comercial. Ótima opção para fábricas que operam em turnos alternativos, por exemplo. Nesse caso, você não precisa alterar sua agenda só para se reunir com vendedores e negociar pedidos.
3. Controle do estoque
Os sites para compras B2B, como qualquer e-commerce, mantêm um histórico de encomendas do cliente. Assim você encontra, num único espaço, informações sobre todas as compras que sua equipe realizou. É uma maneira simples de monitorar gastos, e até de verificar quais são as encomendas recorrentes, o que ajuda no controle do estoque.
4. Custos baixos em suas compras B2B
Em geral, e-commerces têm uma estrutura mais enxuta, se comparados às lojas físicas. Por isso, podem trabalhar com preços mais baixos em algumas mercadorias. Ainda, há sites que oferecem cupons de desconto e condições facilitadas de pagamento para clientes corporativos, o que contribui para equilibrar o orçamento de seu negócio.
5. Variedade de opções
Enquanto as lojas físicas são um ambiente limitado, que abriga uma quantidade finita de mercadoria, os sites de vendas disponibilizam um mix de produtos muito mais amplo. Dessa forma, você não precisa pular de showroom em showroom, pois todas as opções constam num único catálogo online. Baita economia de tempo, hein?
6. Entrega facilitada
Para completar nossa lista de benefícios, os sites para compras B2B se responsabilizam pela entrega dos pedidos no endereço informado pelo cliente. Ou seja: você não tem que mobilizar motoristas, deslocá-los até um centro de distribuição e se preocupar com todos os custos da logística. Essa parte já vem “pronta”.
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