Portas e Janelas: saiba como escolher

Homem fixando uma janela

Alguns detalhes que às vezes passam despercebidos podem impactar bastante o seu negócio. Por exemplo, a instalação das portas e janelas. Para além da funcionalidade, esses itens representam conforto e segurança tanto para a equipe interna quanto para seus clientes. Por isso, é importante analisar bem as opções disponíveis no mercado para acertar na escolha.

Como escolher portas e janelas para sua empresa

Abaixo, listamos seis pontos que você deve observar ao pesquisar janelas e portas para sua empresa. As dicas levam em conta desde os aspectos arquitetônicos até a relação custo-benefício da empreitada. Confira:

1.     Tamanho das aberturas

Pode parecer óbvio, mas essa nem sempre é uma questão considerada durante a obra. Como portas e janelas geralmente vêm de fábrica num tamanho padrão, são as aberturas das paredes que precisam se adequar a essas formas, e não o contrário.

Além disso, lembre-se da acessibilidade. As portas devem ser largas o bastante para permitir a circulação de cadeiras de rodas ou pessoas com andador.

2.     Necessidades do ambiente

A escolha da janela também impacta a iluminação e a ventilação do espaço interno. É importante garantir insolação e circulação de ar na medida certa, proporcionando conforto às pessoas.

Exemplo ilustrativo: se a empresa está localizada numa região com uma vista bonita, vale a pena instalar um janelão para apreciá-la. Porém, tome cuidado para o sol não incidir direto, caso contrário as tardes dentro do escritório ficaram insuportáveis.

3.     Eficiência energética

Claro que, para corrigir o desafio da insolação, existem recursos como cortina blecaute e ar-condicionado. Só que, nesse caso, há outra questão envolvida.

Estudos apontam que cerca de 25% da perda de energia de um prédio ocorre pelas esquadrias. Dito de uma maneira mais simples: o ar refrigerado escapa pelas frestas, demandando maior consumo de eletricidade.

Portanto, verifique se as portas e janelas têm vedação adequada. Isso otimiza o uso do ar-condicionado e confere maior conforto térmico ao ambiente.

4.     Segurança

As aberturas são pontos vulneráveis de uma empresa. Para evitar invasões, é importante contar com materiais resistentes.

O vidro temperado é uma opção para as janelas. Algumas lojas que comercializam itens de alto valor, inclusive, preferem usar vidro blindado nas vitrines.

Quanto à composição das portas, esquadrias e grades, indicamos o aço. Ele apresenta mais durabilidade em comparação ao ferro.

5.     Orçamento

Ao investir numa obra, tome cuidado com o barato que sai caro. É sempre bom lembrar que produtos de qualidade duram mais tempo e demandam menos manutenção.

Ainda assim, os recursos financeiros da empresa não são infinitos. Nesse cenário, procure acomodar a funcionalidade ao orçamento disponível, na melhor relação custo/benefício possível.

6.     Estética

Por último, mas não menos importante, listamos a aparência das portas e janelas. Esses itens são visíveis desde o lado de fora do estabelecimento. Desse modo, compõem a identidade arquitetônica de seu negócio.

Dependendo do formato, do material e até da cor das peças, você pode transmitir ideias de sofisticação ou simplicidade, tradição ou modernidade, seriedade ou descontração. Resumindo, pense no design ao avaliar as opções disponíveis.

Aliás, quer conhecer ótimos produtos? Então acesse o catálogo on-line do Grupo Ramassol, nosso parceiro em portas e janelas. Há diversas opções em aço e alumínio, nos mais variados tamanhos e faixas de preço.

A taQi empresas oferece um mix completo de portas e janelas para o mercado B2B, com logística eficiente e facilidade no pagamento. Conte conosco para equipar sua empresa.

 

Foto: iStock/Jean-philippe WALLET

Compartilhe este post

[views]