Serra Circular – Como ela pode ser útil no seu dia a dia?

Especialmente para quem trabalha em áreas como marcenaria, design, arquitetura e decoração, a serra circular é uma ferramenta essencial. Sobretudo porque ela é perfeita para a realização de cortes retos e rápidos em materiais robustos como madeira, acrílico e até metais e alvenaria. Desse modo, elimina a dependência de serviços terceirizados e ajuda o profissional a se destacar no mercado. Então que tal saber um pouco mais sobre como essa ferramenta pode ser útil ao seu dia a dia?

Conheça os principais tipos de serra circular

A serra circular tem esse nome em razão do formato de seu disco de corte. Além disso, você encontra a ferramenta em dois modelos básicos – manual e de bancada. A primeira é mais leve, portátil e capaz de fazer cortes retos com até 45 graus de inclinação. Com ela, também é possível cortar metais, plástico e até alvenaria e pedra. Para tanto, basta usar os discos específicos para cada material.

Apesar de não ser tão portátil, a serra circular de bancada é equipada com uma mesa e várias regulagens precisas de altura e profundidade. Consequentemente, representa uma opção ainda mais profissional, sobretudo para marceneiros e carpinteiros. Isso porque suas características facilitam o trabalho com peças maiores, como partes de móveis, portas, janelas e outros itens. Inclusive, em função de sua maior precisão, é fácil obter resultados com encaixe, altura e profundidade perfeitos. Diante disso, essa é uma ferramenta ideal para trabalhos profissionais e até industriais.

Serra circular de esquadria

Outro modelo interessante da ferramenta é a serra circular de esquadria. Embora também seja uma versão de bancada, ela é muito menor e mais leve. Além disso, é específica para fazer cortes precisos em diferentes ângulos – não apenas reto. Ou seja: é capaz de cortar em até 90 graus na transversal e na diagonal. Também pode fazer cortes longitudinais e muitos outros que a serra manual não faz. Por isso, antes de adquirir sua ferramenta, é fundamental levar em conta suas principais necessidades.

Ainda em relação à serra circular de esquadria, é necessário levar em consideração que há pelo menos três tipos principais no mercado. São elas: a comum, a composta e a de correr.

A mais simples é usada para cortes comuns na madeira, como de um lado a outro em linha reta. Enquanto isso, a composta é a mais completa, pois faz vários cortes em ângulos mais específicos e muito mais precisos. Por sua vez, a serra de correr é uma variação da serra de esquadria composta. Contudo, ela consegue atravessar o material para criar cortes bem mais largos em escala industrial. Desse modo, é muito aplicada a criação de rodapés, sancas e molduras de janelas sob medida. Assim como nos outros modelos, ela permite cortar azulejo, alumínio, acrílico e metais duros ao substituir seus discos.

Não se esqueça dos EPIs

Depois de escolher uma ou de montar seu kit de serras circulares, invista também nos equipamentos de proteção individual. Afinal, é essencial garantir a segurança no trabalho. Nesse sentido, ao manusear sua serra circular, sempre use luvas, óculos de proteção e avental de raspas. Com isso, você evita ferimentos gerados por lascas de materiais que possam voar durante os cortes.

Dicas para usar suas ferramentas da melhor forma

Antes de usar suas ferramentas, leia os manuais com bastante atenção e respeite as recomendações contidas nesses documentos. Especialmente em relação à serra circular, fixe com firmeza as peças que serão cortadas. Já se a sua máquina for manual, proteja o material com grampos, prensas ou um sargento. Afinal, é muito importante que a peça não se mova nem vibre durante os cortes.

Além disso, conte com o auxílio de régua, lápis e esquadro para garantir a precisão dos resultados. Geralmente, o entalhe direito da serra circular manual serve para guiar o corte na posição normal. Já o do lado esquerdo pode guiar em cortes a 45 graus. Por isso, deve ficar bem alinhado com a parte marcada a lápis na peça.

No caso das serras de bancada, a peça é fixada ao mesmo tempo em que você regula a profundidade e a altura de corte. Afinal, dá para usar as réguas da própria máquina e as guias de corte encaixadas nela. Em alguns modelos, inclusive, as guias são a laser, facilitando ainda mais o seu trabalho.

Depois de ligar sua serra circular, segure-a firmemente pela alça e baixe-a sobre o material. Para tanto, empregue apenas força suficiente para que a serra deslize com facilidade, sem pressionar demais. Caso contrário, você poderá acabar forçando o motor ou até travando o disco. Quando terminar o trabalho, levante a ferramenta, desligue-a e abaixe a proteção da lâmina.

Se você gostou dessas dicas, conte com taQi Empresas para tornar sua rotina profissional ainda mais ágil e eficiente. Afinal, nosso e-commerce reúne mais de 40 mil produtos. Além disso, você pode entrar em contato direto com nosso time e solicitar seu orçamento!

 

Foto: iStock/Halfpoint

Compartilhe este post

[views]