A pausa para o café pode ser o momento das grandes ideias. Afinal, é durante os intervalos de trabalho que os colegas conseguem conversar, trocar impressões sobre o projeto que estão desenvolvendo ou simplesmente recarregar a energia. A interação na hora do lanche faz tão bem ao clima organizacional que, inclusive, muitas empresas vêm investindo em ambientes de copa que aliem funcionalidade a estilo e conforto.
Quer saber como organizar um cantinho do café ideal para o sucesso de sua equipe? Então acompanhe as dicas de hoje.
Normas para montar a copa do escritório
Primeiro, você precisa de um desenho arquitetônico que atenda à Norma Regulamentadora 24, do Ministério do Trabalho e Previdência. Esse documento traz diretrizes sobre as condições sanitárias e de conforto dentro das organizações.
Segundo o texto, o local para as refeições no intervalo do trabalho deve respeitar critérios de higiene e comodidade. Por exemplo, a copa tem que ser instalada num espaço arejado, onde também seja possível manter níveis aceitáveis de limpeza e conservação dos equipamentos. Já os assentos e mesas (ou balcões) devem ser em número suficiente para suprir a necessidade dos usuários.
Ainda, a empresa precisa fornecer meios para conservação e aquecimento dos alimentos. Isso significa ter pelo menos um frigobar e um micro-ondas à disposição da equipe. Completam a lista os utensílios básicos, como pratos e talheres, e o acesso a água potável para lavar a louça.
Saiba mais: Arquitetura corporativa e a importância do design no ambiente de trabalho
Dicas para equipar o cantinho do café na sua empresa
A norma regulamentadora define o básico, mas é claro que cada firma tem suas particularidades. Por isso, o segredo para um projeto arquitetônico de sucesso está em aliar as diretrizes técnicas às necessidades do público interno. Ao montar a copa, tenha em mente as seguintes questões:
Estrutura
Alguns espaços podem ser bem reduzidos, principalmente em escritórios de pequeno porte. Não é raro montar o cantinho do café num corredor ou, literalmente, no canto de uma sala. Em situações assim, vale a pena investir em móveis planejados, que se adaptam melhor às dimensões diminutas do local.
Conveniência
Muita gente leva comida de casa para almoçar na firma. Portanto, é importante ter uma geladeira que comporte todas as marmitas da equipe. Ou seja: nada de frigobar para um time de 20 pessoas, ok?
Micro-ondas ou forno elétrico são outros eletrodomésticos essenciais. Quanto ao mobiliário, vale a pena ter uma mesa com cadeiras para as pessoas fazerem as refeições com mais comodidade.
Conforto
Uma tendência dos escritórios maiores é juntar a copa à “sala de descompressão”, área onde os colaboradores conseguem relaxar entre uma tarefa e outra. Aí vale tudo que faça bem aos profissionais, desde sofá para tirar a sesta até jogos para passar o tempo. Ah, e não se esqueça dos pontos de tomada para recarregar os celulares do pessoal!
Quer sugestões para montar um cantinho do café funcional e cheio de estilo? Conheça nosso site! Ou, se preferir, entre em contato conosco para solicitar um orçamento.
Foto: iStock/bernardbodo