A higienização de ambientes traz inúmeros benefícios. Além de tornar o local mais agradável ao público, ela evita a proliferação de doenças e até mesmo a infestação por pragas. Porém, para um resultado ainda mais eficiente na limpeza da empresa, é importante tomar cuidados básicos.
Como manter a limpeza na empresa
As dicas a seguir vão ajudar sua companhia a organizar melhor essa tarefa, principalmente no que diz respeito ao uso de equipamentos e produtos sanitizantes. Acompanhe:
1. Estabeleça uma rotina de limpeza
Se sujou, limpe: o famoso “clean as you go” é a regra de ouro da higienização do ambiente empresarial. Só que a frequência varia conforme a demanda. A copa e o banheiro, por exemplo, provavelmente vão precisar de mais ações do que o chão de loja.
Portanto, a primeira medida consiste em analisar o cenário de sua empresa. A partir daí, estabeleça organogramas para a equipe responsável pela faxina. Talvez seja necessário programar a faxina para horários de baixo movimento (ou contraturno das atividades operacionais), evitando interrupções no serviço.
2. Observe as normas da Vigilância Sanitária
Companhias de setores específicos da economia precisam seguir normas extras de higiene. É o caso de farmácias, restaurantes e salões de beleza, entre outros estabelecimentos.
Aliás, lugares que lidam com medicamentos, alimentos ou insumos tóxicos correm risco alto de contaminações. Por isso, deve-se redobrar a atenção à limpeza e à desinfecção tanto dos espaços físicos quanto dos utensílios.
O descarte dos materiais também precisa seguir as orientações dos órgãos de Vigilância Sanitária, garantindo a segurança das pessoas. Portanto, sempre pesquise quais são as normas técnicas vigentes e ajuste sua organização a elas.
3. Tenha os equipamentos certos
Nem todo equipamento de limpeza serve para a faxina do local de trabalho. Logo, a escolha dos utensílios deve obedecer às características de cada ambiente.
Para ilustrar, pense no aspirador de pó. Ele é ótimo para remover sujidades causadoras de alergias respiratórias. No entanto, existem diversos bocais que podem ser acoplados à mangueira – um para cada situação. A peça indicada para pisos não é apropriada para estofados e cortinas, podendo inclusive danificar móveis mais delicados. Ou seja: antes de adquirir o maquinário, verifique as indicações do fabricante.
4. Use sanitizantes adequados
O mesmo cuidado deve se estender aos produtos usados na limpeza da empresa. Isso porque muitos deles são à base de álcool ou cloro, componentes abrasivos e capazes de causar avarias. Sem contar que a mistura dessas substâncias pode resultar em reações químicas, inclusive liberando gases prejudiciais à saúde.
Desse modo, busque artigos adequados ao seu ambiente de trabalho. Verifique quais são as indicações de uso e siga atentamente as instruções da embalagem. Observe se é necessário diluir, se a aplicação deve ser feita com pano ou diretamente sobre a superfície e, claro, quais são os equipamentos de proteção individual (EPIs) recomendados.
5. Descarte corretamente os resíduos
A lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece responsabilidade compartilhada pela gestão do lixo. Isso significa que, afora o poder público, as instituições privadas são responsáveis pelos rejeitos que geram.
Os resíduos são classificados quanto à origem e à periculosidade, podendo ser inflamáveis, tóxicos, corrosivos ou patogênicos. Cada uma dessas categorias requer cuidados específicos no descarte.
De modo geral, o mais importante é manter o lixo em latões com tampa, de preferência longe das áreas de trabalho. Dessa forma, o risco de insetos ou microrganismos se proliferarem no ambiente é substancialmente reduzido.
Depois dessas dicas, a rotina de limpeza da empresa vai ganhar muito mais qualidade. Aliás, não deixe de conhecer o site da taQi Empresas. Oferecemos mais de 40 mil itens para o mercado B2B, com entrega rápida e condições diferenciadas de pagamento!
Foto: iStock/kzenon