Renove seu parque tecnológico e otimize o trabalho remoto

parque-tecnologico-CRED-iStock_nensuria-phsg9ovix2qigl3x7w7p5ycl81v5vj4gle4spto0aw

Para muitas empresas, o home office virou questão de sobrevivência durante o período de isolamento social. Aliás, frente à urgência desse processo, muitas adequações precisaram ocorrer de maneira “improvisada” na maioria dos casos. Especialmente em relação a mobiliário, equipamentos de telefonia e informática – itens essenciais para que os funcionários conseguissem atuar de casa. Agora, no entanto, o trabalho remoto virou uma tendência no mundo dos negócios. Consequentemente, apostar na adequação do parque tecnológico é a principal estratégia para garantir alta produtividade e maior engajamento dos trabalhadores.

Além de otimizar a realização de tarefas, disponibilizar um “auxílio home office” pode contribuir significativamente para a saúde dos colaboradores. Isso porque eles conseguirão investir em ergonomia – e até a redução dos níveis de estresse e ansiedade. Afinal, muitas vezes essas situações são originadas por insatisfações e até retrabalho causados por equipamentos lentos e defasados. Ao mesmo tempo, a atualização do parque tecnológico garante maior segurança de dados para sua empresa. Assim como ajuda a manter sua alta competitividade no mercado.

Por que renovar o parque tecnológico proativamente?

Sempre que um equipamento apresenta danos irreparáveis ou chega ao fim da vida útil, ele deve ser substituído. Porém, no caso específico dos aparelhos de telefonia e informática, há outra questão importante a ser observada. Isso porque, com o tempo, eles podem apresentar lentidão e até defasagem tecnológica. Principalmente porque todos os dias surgem novidades e atualizações que exigem mais capacidade de processamento das máquinas. Consequentemente, isso prejudica tanto a produtividade dos funcionários quanto o faturamento da empresa. Então, independentemente do modelo de trabalho adotado em sua organização, renovar o parque tecnológico com determinada frequência é essencial.

Como atualizar equipamentos de telefonia e informática

Sempre que o gestor perceber novas demandas ou quiser otimizar processos, a atualização dos equipamentos precisa ser considerada. Além disso, ao seguir algumas dicas, é possível fazer a atualização de hardwares e softwares de maneira perspicaz e econômica.

  1. Liste os equipamentos necessários para solicitar orçamento

Em primeiro lugar, avalie a possibilidade orçamentária da empresa para investir em tecnologia. Em seguida, elabore um plano que inclua necessidades de infraestrutura, hardware, software, equipamentos de rede e de comunicações. Para isso, é importante levar em conta todas as atividades e processos realizados por cada colaborador. Além disso, destaque quais os equipamentos prioritários ou indispensáveis para o momento atual da empresa.

  1. Verifique a compatibilidade dos novos equipamentos

Um bom parque tecnológico precisa dispor de equipamentos compatíveis entre si e com as ferramentas utilizadas na rotina empresarial. Assim, antes de adquirir qualquer aparelho, certifique-se de que os requisitos mínimos sejam atendidos. Ou seja: considere todos os softwares que precisam funcionar corretamente depois de instalados nos novos equipamentos. Da mesma forma, verifique a compatibilidade entre os equipamentos antigos e os novos.

  1. Compare as melhores opções

Antes de fazer a aquisição, vale a pena pesquisar quais os melhores modelos e marcas. Afinal, a relação de custo-benefício deve ser priorizada, mesmo diante de um orçamento mais enxuto. Dessa forma, será possível reduzir os riscos com possíveis problemas por falta de qualidade ou atendimento pós-venda. Além disso, a tecnologia muda rapidamente: em pouco tempo podem ocorrer grandes transformações. Portanto, se mantenha a par das inovações e atualizações, escolhendo equipamentos de marcas mais conhecidas e com boa reputação.

  1. Procure pelo melhor fornecedor

Sem dúvida, contar com um parceiro B2B fixo é a melhor escolha para garantir o melhor negócio para sua empresa. Não apenas por economizar tempo e recursos, mas também por dispor de uma relação mais próxima com este fornecedor. Por isso, busque um parceiro que tenha boa reputação no mercado e boas referências dos demais clientes. Além disso, bom atendimento, condições de pagamento adequadas, preços competitivos e produtos de qualidade garantida são aspectos imprescindíveis. Ao mesmo tempo, é importante dispor de entrega em tempo hábil e boa política de trocas e devoluções. Ou seja: a melhor parceria para sua empresa é a taQi Empresas!

Principais equipamentos a se considerar

Tanto para o trabalho remoto quanto para outros modelos de atuação, a mobilidade é um elemento que precisa estar presente. Afinal, ela faz toda a diferença para o dia a dia de empresas de todos os tamanhos. Assim, smartphones e tablets sempre representam ótimos investimentos. Sobretudo por serem equipamentos que podem ser levados a qualquer lugar. Além disso, favorecem a interação com os clientes por meio de aplicativos e ajudam a abastecer as redes sociais.

Enquanto isso, também é importante garantir a máxima capacidade de processamento para atividades mais complexas e administrativas. Portanto, a dica é apostar ainda em equipamentos como os notebooks. Isso porque eles costumam apresentar melhor desempenho, eficiência e produtividade em comparação a dispositivos mais compactos, como tablets. Nesse contexto, a velocidade do processador é um dos principais fatores considerados na compra.

Notebooks também asseguram a mobilidade, já que possuem boa autonomia de bateria. Além disso, não precisam ser “montados” – no máximo, ligados à tomada – e sua configuração já vem praticamente pronta. Assim, há mais tranquilidade para qualquer pessoa que comece a usar o dispositivo. Para completar a renovação do parque tecnológico para o trabalho remoto, a dica é providenciar headsets para os colaboradores. Assim, todos terão à disposição máxima qualidade e conforto para atender a chamadas e participar de reuniões online.

Depois de todas essas dicas, não deixe de conferir o site da taQi Empresas. Afinal, oferecemos um mix de produtos completo para o mercado B2B, logística eficiente e formas de pagamento diferenciadas. 🙂

 

Foto: iStock/nensuria

Compartilhe este post

[views]