TV corporativa: uma boa aliada para sua comunicação interna

Mais do que manter colaboradores informados, usar a TV corporativa na comunicação pode ampliar o engajamento e a produtividade das equipes

Mesmo com necessidades e objetivos distintos, empresas de todos os tipos e tamanhos têm na comunicação uma importante aliada para o sucesso. Logo, é fundamental investir em maneiras eficazes de se conectar com seus públicos interno e externo. Nesse contexto, a TV Corporativa representa uma estratégia poderosa. Aliás, tanto para transmitir mensagens importantes em tempo real quanto para construir uma cultura organizacional sólida.

Além de ser um meio de comunicação bastante familiar, a TV corporativa pode ser uma ferramenta visual de exposição contínua. Ou seja, uma espécie de “mural”, porém numa versão digital, mais moderna, dinâmica e envolvente. Desse modo, ela potencializa a comunicação interna, especialmente quando posicionada em locais de grande circulação da empresa, como corredores, refeitório e departamentos.

 

5 motivos para investir na TV corporativa

Mais do que exibir um vídeo institucional, a TV corporativa pode ainda ajudar a aumentar o alinhamento de suas equipes. Isso porque permite reforçar ações de endomarketing, acompanhar processos e metas, promover a integração dos colaboradores e muito mais! Então, a seguir, veja alguns dos principais motivos para investir na comunicação por meio da TV corporativa:

 

1.    Dinamismo e versatilidade

A TV corporativa oferece uma plataforma dinâmica para distribuir informações cruciais de forma rápida e eficiente. Seja para transmitir atualizações sobre políticas internas, comunicar eventos corporativos, reconhecer o desempenho dos funcionários ou compartilhar notícias do setor. Além disso, é uma ferramenta versátil que pode ser adaptada para atender às necessidades específicas de cada empresa. Por isso, costuma ser implantada em áreas de alto tráfego dentro das instalações da organização. Como, por exemplo, em saguões, áreas de descanso ou refeitórios.

 

2.    Alcance, economia e acessibilidade

Uma das maiores vantagens da TV corporativa é sua capacidade de alcançar todos os funcionários simultaneamente, em qualquer lugar. Aliás, isso é especialmente valioso para empresas com filiais ou escritórios dispersos globalmente, uma vez que permite uma comunicação consistente e unificada em toda a organização. Nesse sentido, a TV corporativa é igualmente eficaz para engajar funcionários remotos, mantendo-os conectados à cultura e aos objetivos da empresa.

Também não podemos esquecer dos funcionários offline. Ou seja, aqueles colaboradores de áreas operacionais, plantas industriais, armazéns ou centros de distribuição. Afinal, a maioria não tem acesso a um computador durante o trabalho. Então, com monitores digitais posicionados nos lugares certos, é possível levar uma gama de informações a esse público, incluindo avisos, métricas de produtividade e lembretes de segurança.

Como se não bastasse, a TV corporativa ajuda a reduzir custos com impressão e transporte de peças promocionais de comunicação. Ao mesmo tempo, oferece recursos adicionais – como áudio e legendas para garantir a acessibilidade de todos.

 

3.    Eficiência operacional

Outro aspecto importante da TV corporativa é sua capacidade de melhorar a eficiência operacional. Afinal, ao centralizar a comunicação e distribuir informações de maneira consistente e padronizada, as empresas podem reduzir o tempo gasto em reuniões e comunicações individuais. Logo, a ferramenta contribui com a produtividade, já que permite que os funcionários se concentrem melhor em suas tarefas principais.

 

4.    Compreensão e engajamento

Conforme princípios do marketing, uma pessoa precisa ser exposta a uma mensagem por cerca de sete vezes em diferentes circunstâncias. Somente assim ela irá compreender e internalizar o conteúdo da divulgação. Logo, com a TV Corporativa, os indivíduos são impactados pela informação diversas vezes em momentos distintos. Isso aumenta as chances de que as mensagens sejam notadas e assimiladas.

Outra forma de aumentar o engajamento das equipes por meio da ferramenta é utilizá-la para destacar o desempenho dos funcionários. Sendo assim, use as telas para mostrar a todos que os seus esforços estão sendo reconhecidos. Também é possível investir na moral dos times ao celebrar aniversários de trabalho e apresentar novos funcionários.

 

5.    Comunicação externa

Além de sua utilidade interna, a TV corporativa também desempenha um papel crucial na comunicação externa. Para empresas que recebem visitantes ou clientes em suas instalações, ela pode ser usada para transmitir informações sobre produtos, serviços e iniciativas da empresa. Desse modo, ajuda a promover uma imagem positiva da marca e a melhorar a experiência do cliente.

 

Invista numa comunicação interna mais atrativa

Além de simplesmente compartilhar informações, uma comunicação interna eficaz é responsável por garantir muitas vantagens às empresas. Principalmente porque ela representa um dos pilares mais básicos para conquistar colaboradores engajados e motivados. Assim, consegue-se incentivar maior colaboração e produtividade entre as equipes, reforçar metas e objetivos empresariais e desenvolver a cultura organizacional.

Na condição de “murais digitais”, as telas distribuídas em sua empresa podem substituir informativos impressos por vídeos muito mais chamativos. Outra maneira de tornar a comunicação interna mais atraente é apostar numa programação diversificada. Nesse caso, além de reproduzir informações em looping a partir de um pendrive, a dica é apostar na TV corporativa online. Afinal, existem diversas soluções de gestão, distribuição e monitoramento do que é exibido nas telas de modo remoto e centralizado – até mesmo sem necessidade de terceirizar essas atividades. Isso porque, ainda que seja enxuta, a própria equipe de comunicação interna pode atuar em todo o processo.

 

Como planejar sua programação

Em primeiro lugar, identifique o público ou setor que você precisa atingir, por onde transitam e se concentram esses colaboradores. Em seguida, considere qual o tempo mais adequado para a programação. Afinal, quanto mais rápida, clara e direta for a informação, maior o nível de atenção que ela terá. Além disso, procure intercalar mensagens corporativas com conteúdo de interesse pessoal e útil aos colaboradores. Por exemplo, informações sobre previsão do tempo, trânsito e até mesmo dicas de saúde física e mental.

Antes de optar pela TV corporativa online, porém, busque referências sobre a infraestrutura necessária para montar sua central. Afinal, em vez de adquirir apenas televisores e pendrives, também será necessário garantir um software e um computador. Portanto, observe as demandas e pontos mais estratégicos do seu negócio e invista na implementação de telas! Para isso, conte ainda com a ajuda da taQi Empresas, sua melhor parceira de compras B2B!

 

Foto: iStock/VTT Studio

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