Humanização hospitalar passa pelo aconchego do mobiliário

Ao longo dos últimos anos, a humanização hospitalar se tornou uma das grandes tendências da assistência em saúde. Afinal, mesmo diante de tantos avanços tecnológicos, preservar a relação de atenção e cuidado entre pacientes e profissionais é fundamental. Aliás, não só para assegurar maior conforto e bem-estar durante a realização de exames, procedimentos e internações. Mas, principalmente, para garantir um atendimento integrado que priorize a qualidade e o acolhimento.

Nesse sentido, a ambientação dos espaços pode ajudar a transmitir sensações positivas e a proporcionar momentos mais agradáveis e relaxantes. Inclusive, cores alegres e harmônicas estão entre as principais apostas para paredes de laboratórios, consultórios, clínicas e hospitais. Da mesma forma, é comum lançar mão de quadros que retratem paisagens e natureza. Contudo, para além da decoração, o mobiliário desempenha um importante papel na humanização hospitalar. Afinal, está diretamente ligado à experiência do paciente.

Por exemplo: o conforto de poltronas e sofás demonstra o nível de atenção dedicado às pessoas acolhidas nas salas de espera. Ao mesmo tempo, móveis com design criativo contribuem para dar mais leveza aos ambientes. Portanto, que tal propor uma (re)avaliação de seu mobiliário, buscando este olhar mais voltado à humanização? Para isso, veja abaixo as dicas que o Atacado taQi preparou especialmente para empresas da área de assistência à saúde.

Escolha dos móveis contribui para humanização hospitalar

Mais do que durabilidade e simplicidade de manutenção, a qualidade e o conforto são os principais aspectos que precisam ser levados em conta no momento de adquirir o mobiliário para sua empresa. Desse modo, é possível investir tanto em custo-benefício quanto na percepção de valor diante de seus clientes. Afinal, o universo hospitalar precisa ser adequado para receber pacientes e familiares de maneira íntegra e acolhedora. Afinal, essas pessoas muitas vezes se apresentam em situação de fragilidade física e emocional.

A recepção como primeiro acolhimento

Como reza o ditado, “a primeira impressão é a que fica”. Por isso, a área de acesso de qualquer estabelecimento merece atenção especial. Assim, evite que a sala de espera seja um espaço muito fechado ou que tenha cadeiras desconfortáveis. Aliás, ao investir em poltronas ou sofás confortáveis é possível criar outra atmosfera para o atendimento inicial.

O quarto como um refúgio mais próximo ao lar

Possivelmente, um quarto de hospital não seja o local em que uma pessoa desejaria estar em qualquer momento da vida. Porém, algumas vezes pode ser necessário. Nesse sentido, a escolha dos móveis do quarto hospitalar pode ter reflexos até no estado emocional do paciente.

Além do leito, outros itens de mobiliário podem compor a decoração para tornar o espaço mais leve e funcional. Por exemplo, uma mesa de apoio para auxiliar no momento das refeições e mediações. Da mesma forma, pode-se disponibilizar uma cômoda ou mesa de cabeceira para acomodar itens pessoais. Além disso, uma poltrona reclinável ou um sofá-cama confortáveis são peças adequadas para acomodar os acompanhantes de maneira confortável.

Não se esqueça dos colaboradores

Assim como pacientes e acompanhantes, os médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde devem ser priorizados em relação ao conforto e ao bem-estar. Por isso, não deixe de investir em móveis que promovam a ergonomia e a maior satisfação de sua equipe. Então, além de oferecer boas cadeiras de escritório, aposte em EPIs e equipamentos de informática e telefonia atualizados. Desse modo, é possível empoderar os profissionais e valorizar adequadamente o seu papel na implementação da humanização hospitalar.

Aliás, na taQi Empresas você encontra ampla variedade de mobiliário para organizações do setor da saúde. Bancos fixos, poltronas reclináveis, cadeiras de hemodiálise, sofá-cama são apenas alguns exemplos. Então confira nosso catálogo completo de móveis e conte conosco para transformar seus negócios!

 

Foto: iStock/Kinwun

Compartilhe este post

[views]