Já faz alguns bons anos que a valorização de áreas verdes se tornou tendência em projetos de arquitetura, decoração e jardinagem corporativa. Afinal, os benefícios são vários, desde a apresentação estética, que impacta e atrai novos clientes, até as questões de climatização e sustentabilidade. Além disso, ambientes externos e internos com áreas de natureza tornam os espaços mais agradáveis e relaxantes para os próprios colaboradores. Logo, é possível inclusive perceber um aumento de satisfação e produtividade da equipe ao investir em jardinagem.
Então, já que são tantas as vantagens, por que não adotar essa prática você também? Abaixo, listamos algumas dicas de como planejar e cuidar dos novos espaços verdes na sua empresa. Confira!
Aposte numa jardinagem versátil e impactante
Embora o mais comum seja pensarmos em jardins como amplos espaços gramados, isso não precisa ser a regra. Ou seja, mesmo empresas e escritórios com pouca área externa podem investir em jardinagem. Afinal, o mais importante é fazer bom uso do espaço disponível, com a combinação certa de gramíneas, arbustos, flores, folhagens e mesmo árvores. Para tanto, recomenda-se contar com um projeto elaborado por um paisagista ou jardineiro experiente.
Aliás, um profissional da área pode inclusive indicar o uso de jardins verticais nas áreas internas da empresa. Esses painéis verdes, instalados nas paredes, dão vida aos ambientes ao mesmo tempo em que transmitem sensações de calma e bem-estar. Por isso, podem ser uma boa ideia para áreas com grande circulação de colaboradores ou clientes.
Cuide dos seus jardins
Como se sabe, investir em jardinagem significa não apenas desenvolver e implantar um projeto de paisagismo, mas também fazer a manutenção constante do espaço. Por isso, ao criar jardins e recantos verdes na sua empresa, tenha em mente estes cuidados:
Corte periódico da grama
Um gramado bem cuidado sempre é bonito e passa uma boa impressão de sua empresa. Porém, caso a grama comece a ficar alta e com ervas daninhas, o impacto será inverso, de descaso. Por isso, o ideal é que haja manutenção dos gramados a cada duas semanas. Isso se aplica a jardins de todos os tamanhos, embora os equipamentos usados possam mudar. Em áreas menores, um cortador de grama simples ou roçadeira dá conta do trabalho. Já em extensões maiores, como gramados de pousadas e hotéis, pode ser necessário usar tratores de grama e sopradores para recolher as folhas.
Irrigação diária
Ainda mais frequente que o corte da grama, o trabalho com jardinagem precisa cuidar da irrigação da grama e das plantas. Novamente, a forma de fazer isso dependerá do tamanho da área verde. Jardins pequenos podem ser molhados manualmente com uma mangueira simples. No entanto, espaços maiores podem precisar de instalações com tubulações subterrâneas, bombas de pressão e irrigadores mais potentes. O ideal é que a grama e as plantas sejam molhadas diariamente ou a cada dois dias.
Cuidados com a dengue
Assim como em um jardim de uma casa, na área verde de uma empresa vasos e pratinhos de plantas podem acumular água parada. Logo, o recomendado é preencher os recipientes com terra para evitar a proliferação de larvas do mosquito da dengue. Já se o seu projeto de jardinagem incluir pequenos lagos ou espelhos de água é importante garantir que essa água seja renovada periodicamente.
Poda de árvores e arbustos
Por fim, vale lembrar que as árvores e arbustos mais volumosos também precisam de manutenção, mesmo que não tão frequente. O ideal é que os arbustos sejam podados com tesouras ou aparadores de cerca viva sempre que começarem a ficar muito grandes, perdendo o formato desejado. Já as árvores, em geral, devem ser podadas com serrotes ou motosserras nas estações mais secas. Isso evita que os cortes na árvore fiquem expostos à umidade, o que poderia ocasionar a proliferação de fungos e bactérias nocivos ao vegetal. Entretanto, recomenda-se seguir as orientações de um botânico ou de um jardineiro experiente. Afinal, a época de poda ideal pode variar de acordo com a espécie da árvore.
Gostou das nossas dicas? Pois saiba que você pode contar com a taQi Empresas para fazer todos os investimentos em jardinagem que sua empresa precisa. Isso porque nosso vasto catálogo de produtos inclui desde mangueiras, irrigadores ou podões até as mais avançadas motosserras e cortadores de grama. Conheça nosso serviço!
Foto: iStock/welcomia