5 EPIs essenciais na construção civil

builder with yellow helmet and working gloves on building site

Tanto para profissionais quanto para construtoras, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) representam proteção e prevenção contra acidentes de trabalho. Por isso, são considerados indispensáveis às atividades da construção civil. Mas entre tantos itens, você sabe quais deles são considerados requisitos básicos no canteiro de obras? Então, veja o checklist dos EPIs essenciais para a construção civil que taQi Empresas preparou!

Utilizar EPIs salva vidas

Mesmo que exigidos por lei, os EPIs muitas vezes são deixados de lado por alguns trabalhadores. Seja por falta de conhecimento ou até mesmo de hábito. Logo, mudar esse cenário é de grande importância para o setor. Afinal, segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANMT), a construção civil está no topo do ranking dos acidentes no trabalho. E os dados são alarmantes. Sobretudo porque as obras estão no 1º lugar em causa de lesões, 2º lugar em mortes e 5º em afastamento com mais de 15 dias.

Mais de 5% de todo acidente de trabalho que acontece no país ocorre na construção civil. Além disso, esse é o segmento que está em primeiro lugar em afastamentos permanentes. Por isso, cada vez mais, o cuidado com a segurança deve ser redobrado, especialmente no que se refere ao uso de EPIs.

5 EPIs fundamentais para a construção civil

Ouvidos, cabeça, pés, mãos. Essas são as principais partes do corpo do seu empregado que precisam estar protegidas. Então confira abaixo 5 EPIs fundamentais para a construção civil:

1. Abafador de ruído

O barulho alto da obra pode levar à perda auditiva, inclusive completa e irreparável. Então, é importante que você invista em bons abafadores de ruído para os pedreiros e demais funcionários.

2. Capacete de segurança

Vigas, cimento e tijolos descem e sobem por andaimes o tempo todo em um canteiro de obras. Logo, o capacete de segurança amortece o impacto que pode ser causado por queda de materiais e batidas, por exemplo. Aliás, alguns modelos também são capazes de impedir até mesmo o choque elétrico.

3. Calçado de segurança

Calçados utilizados no cotidiano não tem a mesma proteção de um calçado de segurança desenvolvido especificamente para ser um EPI. Ou seja, utilizando o calçado correto, você evita perfurações, quedas de objetos, choques elétricos e até mesmo mordidas de animais que podem se encontrar na obra.

4. Cinto de segurança

Andaimes são muito comuns em obras. Em grandes empreendimentos, a altura faz parte do pacote. Porém, nenhum profissional pode escalar alturas sem estar com um cinto de segurança adequado. Assim, os modelos mais comuns utilizados na construção civil são os abdominais, que permitem que o funcionário fique com as mãos livres. Bem como os paraquedistas, ideais para a movimentação mais ágil em alturas.

5. Luvas de Raspa

Para proteger mãos e punhos, é necessário que todo trabalhador utilize luvas de raspa ou vaqueta. Afinal, em obras, podem acontecer escoriações, queimaduras com solda, contato com alguns produtos químicos, cortes e vários outros tipos de lesões.

Agora que você já sabe quais são os principais EPIs indispensáveis à construção civil, garanta todos eles no taQi Empresas. Afinal, em nosso catálogo você encontra tudo o que precisa para o dia a dia das obras. Então, entre em contato com a gente e confira os preços especiais, o atendimento personalizado e a entrega rápida para CNPJ. Temos mais de 40 mil produtos de grandes marcas esperando por você.

 

Foto: iStock/Kuzma

Compartilhe este post

[views]