Obras: quando e por que fazer reformas na sua empresa?

Todo espaço comercial – seja ele uma loja, fábrica, hotel ou escritório – precisa de reformas e renovações de tempos em tempos. Afinal, é melhor manter o local de trabalho atualizado, evitando queda de produtividade devido a móveis, equipamentos ou estruturas defasadas. Além disso, conservar a decoração caprichada também é de suma importância, sobretudo nos ambientes com atendimento a clientes.

Aliás, o contexto atual de pandemia pode inspirar algumas reformas em prol da saúde de todos. Afinal, os espaços precisam ser mais ventilados e devem prever maior distanciamento entre as pessoas. Ao mesmo tempo, recomenda-se a instalação de sistemas hands-off (sem toque) e o uso de superfícies que possam ser facilmente higienizadas.

Todas essas mudanças, claro, são necessárias e, de certa forma, urgentes. Logo, o ideal é que sejam realizadas o quanto antes. Nesse caso, a boa notícia é que estamos justamente na época certa para fazer todas essas modificações!

O melhor momento para reformas em empresas

Mesmo antes da pandemia, os primeiros meses do ano sempre foram considerados o melhor período para renovações. Isso porque reúnem uma série de características que favorecem a realização de reformas, tais como:

Temperaturas mais altas

O tempo mais quente, típico do verão, favorece a secagem de materiais como tintas, reboco, gesso e argamassa após a aplicação. Logo, reformas realizadas nesse período tendem a enfrentar menos contratempos e ser finalizadas mais rapidamente.

Materiais para reformas mais acessíveis

O último trimestre do ano costuma ser um período de finalização de obras maiores, sejam elas residenciais ou realizadas por construtoras. Assim, em razão da alta demanda, é comum que os materiais fiquem mais caros nesse período. Já os primeiros meses do ano seguinte apresentam cenário inverso. Como normalmente há menos demanda nesta época, é possível encontrar preços e condições mais vantajosas.

Maior disponibilidade de mão de obra

Assim como os materiais, a mão de obra qualificada é muito mais concorrida no fim do ano. Já no primeiro trimestre, os profissionais dedicados a reformas, como pedreiros, marceneiros e eletricistas, estão com a agenda mais livre. Logo, fica mais fácil contratar as melhores equipes, além de garantir agilidade no cumprimento dos prazos da obra.

Início de um novo ciclo

Desde o início da pandemia, 2022 é o primeiro ano em que, ao que tudo indica, poderemos retornar definitivamente ao trabalho presencial. Porém, como citado no início do texto, adequações devem ser feitas nas sedes das empresas. Logo, o melhor período para realizar essas adaptações é agora, quando os funcionários ainda não retornaram em sua totalidade. Ao longo do ano, com toda a equipe trabalhando presencialmente, a realização de obras ficará mais complicada.

Ou seja: agora é a melhor hora de – literalmente – colocar as mãos à obra! E, para isso, você pode contar com a taQi Empresas. Afinal, oferecemos ampla gama de produtos e materiais para todas as reformas e modificações de que sua empresa precisa.

Foto: iStock;/guruXOOX

Compartilhe este post

[views]