Climatização: conforto térmico é essencial à produtividade

A produtividade e o desempenho estão diretamente relacionados ao bem-estar dos colaboradores – você já pensou sobre esse assunto? Aliás, a climatização é um dos itens de maior impacto na rotina e pode transformar a imagem de uma empresa. Por isso, o conforto térmico no ambiente de trabalho é um dos requisitos que compõem a ergonomia, contribuindo para a qualidade de vida de toda a equipe.

Calor histórico em todo o país

O Brasil tem um clima diverso, com temperaturas que variam entre uma região e outra. Além disso, vivemos quatro estações bem-definidas e, principalmente no Sul e Sudeste, o calor do verão e o frio do inverno costumam ser intensos. Inclusive, de acordo com a MetSul Meteorologia, o verão de 2022 tem registrado máximas históricas.

Segundo os especialistas, o ano passado registrou uma temperatura média de 1,2°C superior àquela que era vista no período pré-industrial. Para completar, as ondas de calor extremo – que ocorriam uma vez ao século – deverão ser percebidas a cada dois anos até o fim da década.

Como garantir a adequada climatização

Preservar a qualidade do ar no ambiente corporativo impacta tanto no desempenho quanto na saúde dos funcionários. Aliás, isso não é mero detalhe, tampouco um agrado que a organização oferece ao time. Ao contrário: existe até legislação sobre o conforto térmico nesses locais. Assim, quando não houver a ventilação natural, equipamentos devem ser utilizados para garantir a climatização.

Nos ambientes muito quentes ou frios, condicionadores de ar e ventiladores são aliados, amenizando o desconforto ocasionado pelas temperaturas extremas. Mas vale lembrar que não é apenas o calor que preocupa. Embora seja o mais falado (afinal, gera irritabilidade, perda de foco e sudorese excessiva), o frio demasiado também é prejudicial.

De olho na temperatura do ambiente

Você sabia que os equipamentos eletrônicos, o maquinário e a quantidade de pessoas interferem na temperatura do ambiente? Mesmo os computadores, itens básicos em um escritório, por exemplo, colaboram para a sensação de calor devido ao aquecimento gerado. Portanto, antes de instalar o ar-condicionado, a empresa deve analisar a área e esses itens para decidir quantos BTUs serão necessários.

Para uma temperatura agradável no dia a dia, geralmente indica-se manter o equipamento em 23°C. Contudo, essa definição também vai depender das características do local. Além disso, existem aparelhos com função de purificação de ar, limpando o ambiente ao mesmo tempo que controlam a temperatura.

Por sua vez, o recurso “quente e frio” é outra uma solução interessante, principalmente nas cidades com inverno rigoroso. Além de resfriar ou aquecer, o ar-condicionado retira a umidade, fundamental para a qualidade do ar. Já no caso dos ventiladores, a dica é que sejam posicionados de modo a não gerar vento direto nos colaboradores.

No taQi Empresas você encontra opções de climatização para garantir o conforto térmico na sua empresa. Conheça todos os nossos produtos ou, se preferir, entre em contato e solicite seu orçamento.

 

Foto: iStock/stefanamer

Compartilhe este post

[views]