Na hora de construir ou reformar, a escolha do material de construção é fundamental para a qualidade da obra. Afinal, há insumos de diferentes tipos de produto e padrões de qualidade no mercado. Mas, em meio a tantos itens, será que você sabe exatamente o que observar para garantir um bom negócio?
O primeiro passo é contar com um fornecedor de confiança – como a taQi Empresas, que possui tudo o que você precisa para executar sua obra do início ao fim. Além disso, para entender bem cada insumo e como isso pode fazer a diferença no seu projeto, acompanhe as dicas a seguir. Depois, é só contar com a taQi Empresas para garantir o material de construção com as melhores condições do mercado. Aliás, aqui você pode pagar suas compras com boleto faturado, sem interferir no orçamento da sua operação!
Quais os principais tipos de material de construção?
1. Cimento
O cimento é o material básico mais utilizado no ramo da construção. Aliás, é a partir dele que surge o concreto – outro item fundamental para quem está pensando em construir. Aqui, a dica é escolher um cimento de qualidade, para garantir mais resistência e durabilidade em paredes, pisos e estruturas em geral.
2. Concreto
Como vimos acima, o concreto surge a partir do cimento e sua mistura com areia, pedra brita, água e alguns aditivos. O que poucas pessoas sabem é que o concreto pode ser comprado pronto em uma loja de material de construção ou feito no canteiro de obras. O material serve como base para estruturas, construção de calçadas e outras edificações.
3. Argamassa
Mais um tipo de mistura utilizada na construção, a argamassa é feita a partir de areia, água e cimento. A argamassa também pode ser comprada em uma loja especializada em materiais de construção ou produzida no canteiro de obras com as medidas certas de cada ingrediente. Em geral, ela é utilizada para assentamento de pisos e acabamento de paredes. Atualmente, existem argamassas específicas até mesmo para a instalação de porcelanato.
4. Tijolos
Os tijolos são fundamentais para a alvenaria e podem ser encontrados em diferentes materiais. Os mais comuns são os tijolos cerâmicos, feitos de argila. Porém, existem os tijolos vazados, ecológicos e até mesmo os tijolos de vidro, para um visual diferenciado.
5. Cal
A cal é utilizada na preparação de argamassas para revestimentos e assentamento de tijolos. Aliás, lembre-se de escolher entre a cal hidratada e a cal virgem/viva, levando em consideração as necessidades da obra.
6. Aço
Impossível falar em material de construção sem citar o aço, certo? Afinal, composta por carbono e ferro, a liga metálica aparece em estruturas e reforços da construção. Sua principal função está no reforço das estruturas de concreto. Um exemplo é o vergalhão de aço, que consiste numa barra lisa ou nervurada, em diversas espessuras.
7. Madeira
A madeira está muito presente em estruturas, acabamentos e, também, na fabricação de mobiliário. Nos telhados, ela é fundamental na forma de ripas ou vigas. Inclusive, o ideal é utilizar madeira proveniente de manejo sustentável e certificada, considerando sua resistência, durabilidade e estética.
8. Revestimentos
Depois de toda a estrutura finalizada, é hora de pensar nos revestimentos da obra. Neste departamento, estamos falando de pisos cerâmicos, porcelanatos, pedras naturais, laminados, entre outros. O principal cuidado, aqui, é considerar a usabilidade do espaço, verificar a durabilidade do material e analisar sua estética.
9. Tintas
Um dos materiais de construção mais importantes, as tintas precisam ter alta qualidade para garantir o acabamento desejado. Quando for escolher esse item, opte por produtos de procedência, que proporcionam boa cobertura, resistência à umidade e durabilidade.
10. Material hidráulico e elétrico
Seja num imóvel residencial ou comercial, o uso de material hidráulico é fundamental. Afinal, toda edificação precisa de um bom sistema de distribuição de água e esgoto, certo? Por isso, procure torneiras, ralos, tubulações e demais itens com qualidade certificada, a fim de evitar problemas futuros. Tão ou mais importante que a parte hidráulica é a elétrica. Aliás, nesse caso é imprescindível seguir algumas normas no uso dos materiais, como eletroduto e conduíte, por exemplo. Sobretudo para garantir a segurança do imóvel e de todos aqueles que o frequentem.
Quer uma dica extra? Então aqui vai: na hora de comprar seu material de construção, contate a taQi Empresas e garanta o melhor negócio. Visite nosso e-commerce ou solicite o catálogo diretamente com nossos consultores. Afinal, aqui a gestão da sua obra fica ainda mais eficiente e econômica! 🙂