Eletroduto ou conduíte: fique por dentro das especificações

Eletrodutos de cor vermelha, amarela e preta

Você pode conhecê-lo como eletroduto ou conduíte, visto que são duas denominações bastante comuns para o mesmo item. Porém, o mais importante compreender o papel desse material em qualquer prédio e suas respectivas normas de instalação. Além disso, dúvidas podem surgir na hora de escolher entre os diferentes tipos de eletroduto. Por isso, a taQi Empresas traz hoje um artigo que detalha essas variações. Confira!

O que é um eletroduto ou conduíte?

Ao visitar uma obra de construção civil, não é difícil identificar os eletrodutos. Afinal, trata-se daqueles tubos (geralmente, amarelos) instalados por dentro de paredes, lajes e pisos. Sua função principal é proteger a fiação elétrica contra fatores externos capazes de prejudicar a segurança da instalação.

No que se refere à segurança, os conduítes são antichamas, evitando a propagação de fogo causado por um eventual curto-circuito. Os eletrodutos são materiais de extrema importância para sua obra. Contudo, você precisa entender qual é o modelo correto para usar em sua construção.

Conduíte amarelo ou laranja? Qual escolher?

Você já entendeu a importância do eletroduto conduíte em sua empresa. Mas, como escolher o correto? Amarelo? Laranja? Flexível? Vamos te explicar melhor as diferenças entre eles.

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que a diferença de cor não é uma escolha simplesmente estética. Existe diferença de resistência mecânica entre eles. No Brasil, a norma NBR 15465 trata do assunto e deve ser seguida. Nela, fica estabelecido que os eletrodutos ou conduítes corrugados flexíveis se dividem em três categorias ou tipos: leve, médio e pesado. Essa classificação está ligada à sua resistência mecânica a compressão.

  • Eletroduto ou conduíte amarelo: este tipo de conduíte se encaixa na categoria leve. Ele deve resistir a carga de 320N/5cm ou 32Kg/5cm. Isso significa que este produto deve suportar uma carga de 32Kg a cada 5cm do seu comprimento.
  • Eletroduto ou conduíte laranja: classificado como médio, o eletroduto conduíte do tipo laranja deve suportar 750N/5cm ou 75Kg/5cm.
  • Eletroduto ou conduíte preto: feito de polietileno de alta densidade (PEAD), este eletroduto é do tipo pesado e suporta uma carga de 1250N/5cm ou 125Kg/5cm.

E na prática, qual conduíte é o melhor para sua obra?

O conduíte amarelo é o mais indicado para ser embutido na parede, já que a carga sobre ele não será tão alta. Já o conduíte preto é ideal para uso no solo, por conta de seu material e da capacidade de suportar o esmagamento.

Por sua vez, o eletroduto laranja é ideal para ser embutido na laje e no contrapiso, em função da sua resistência maior. Aliás, uma excelente opção é o conduíte amanco flexível corrugado reforçado de 20mm, feito em PVC antichamas. Além disso, se encaixa bem em caixas de luz e luvas de emenda. Outra opção é o tubo eletroduto Amanco flexível corrugado reforçado de 32 mm, excelente para utilizar em elétrica de prédios.

Como visto, em toda e qualquer obra é fundamental que a escolha do eletroduto ou conduíte seja feita corretamente. Afinal, uma opção errada pode acarretar a obstrução da passagem dos fios, ensejando problemas técnicos e riscos à segurança.

Sua empresa está construindo uma nova planta, ampliando a sede atual ou reformando seus ambientes? Então veja como a pintura reforça a identidade visual da sua marca e conheça também as vantagens do piso antiderrapante.

 

Foto: iStock/lcs8138

Compartilhe este post

[views]