Casas feitas dentro de fábricas. Isso mesmo. Parece irreal, mas essas são as construções off-site, muito comuns em países como Estados Unidos, Alemanha e Japão. Aliás, essa tendência está chegando também ao Brasil. Quer saber mais sobre esse tipo de construção? Então continue lendo este artigo que a taQi Empresas preparou para você!
O que são construções off-site?
Construções off-site são executadas com um método que permite construir várias casas fora do canteiro de obras. Dessa forma, só depois de feitas é que são transportadas para o terreno onde ficarão.
Em São Paulo, principalmente no interior do estado, já existem empreendimentos construídos com essa tecnologia. Aliás, se estima que até 2026 seja possível que uma só fábrica dessas produza 10 mil casas por ano no Brasil. Ou seja: o equivalente a uma casa pronta a cada 36 minutos.
Forma de construção mais sustentável
Como esse método utiliza menos materiais poluentes, a construção off-site se torna mais sustentável. Além disso, as casas possuem melhor isolamento acústico e são mais resistentes que outros métodos tradicionais.
Preço acessível
Num condomínio fechado que está sendo construído em Itapetininga, serão 104 casas independentes, medindo cerca de 45 metros quadrados cada, com valores a partir de R$ 165 mil. Portanto, esse método de construção oferece também preços mais acessíveis em condomínios fechados.
Para completar, como as casas são construídas dentro de fábricas e por pessoas especializadas, sua construção se torna mais segura do que num canteiro de obras.
Para ficar por dentro das novidades da construção civil, confira nossa participação na 23º Construsul, que aconteceu em Porto Alegre, de 2 a 5 de agosto. Além disso, em nosso blog temos muito conteúdo sobre as novas tecnologias do mercado, como neste artigo sobre os impactos da tecnologia na construção.
Foto: iStock/Fokusiert