Os espaços corporativos estão cada vez mais modernos e personalizados. Aliás, essa é uma tendência que cresce em todo o mundo – e não é para menos. Afinal, é na empresa que os indivíduos passam grande parte do seu dia. Consequentemente, é fundamental pensar em soluções de conforto e ergonomia na hora de decidir pelo melhor projeto de interiores. Por isso, preparamos um conteúdo especial sobre a importância do design no ambiente de trabalho. Quer saber mais? Então continue a leitura!
Arquitetura corporativa: uma área em expansão
Aliando estética, funcionalidade e conforto, a arquitetura corporativa é uma grande aliada da produtividade. Isso porque os espaços de trabalho bem-planejados conseguem ser práticos e confortáveis, privilegiando a qualidade de vida dos colaboradores. Por isso, deve-se contar com a experiência de profissionais qualificados para desenvolver o projeto de interiores de uma organização.
O principal objetivo dessa área é criar ambientes funcionais e autênticos, que reflitam a imagem da empresa e ofereçam os recursos necessários para a equipe executar suas demandas diárias. Nesse sentido, um bom projeto corporativo identifica as necessidades dos gestores, avalia as atividades desenvolvidas no local e propõe soluções personalizadas. Logo, aspectos como ergonomia, iluminação, layout, identidade visual e privacidade precisam ser considerados nesse momento.
Como o design no ambiente de trabalho influencia na produtividade?
Embora nas décadas passadas pouco se pensasse sobre o assunto, atualmente os escritórios emanam cada vez mais beleza. Aliás, isso influencia diretamente na motivação dos funcionários. Já se entende, inclusive, que o design corporativo proporciona grande estímulo à produtividade, aliando tendências globais à praticidade cotidiana. Afinal, espaços bonitos, confortáveis e visualmente agradáveis são importantes tanto para a equipe quanto para a própria instituição.
O ideal é pensar em cada ambiente de forma cuidadosa, a fim de identificar as principais necessidades de quem vai usufruir o espaço. Trocar os móveis antigos por um mobiliário novo, investir na pintura das paredes e pensar em um projeto de iluminação eficiente aumenta o conforto e a sensação de felicidade. Consequentemente, essas mudanças fazem com que o trabalhador se sinta motivado durante toda a sua jornada.
Outro requisito importante no design de espaços de trabalho diz respeito à ergonomia. Inclusive, tal conceito vai além de uma mesa e uma cadeira confortáveis. A ergonomia abrange itens como luz, limpeza, acústica e climatização. Afinal, essas são elementos essenciais, que podem tanto melhorar quanto prejudicar o bem-estar, dependendo de seu status. Em ambientes harmônicos, os gestores costumam observar um aumento significativo na dedicação e na motivação dos funcionários, ensejando bons resultados para a empresa e para suas respectivas carreiras.
Você sabia que a taQi Empresas tem tudo de que você precisa para compor um ambiente de trabalho confortável e funcional? Confira em nosso site as opções de móveis para escritório e surpreenda-se com as possibilidades! Se preferir, entre em contato conosco e solicite seu orçamento.
Foto: iStock/vicnt